segunda-feira, 6 de julho de 2009

Perseguir metas ambiciosas pode prejudicar a saúde


Vida e Saúde

Perseguir metas ambiciosas pode
prejudicar a saúde


Um novo estudo pode derrubar a ideia de que a persistência é a chave para o sucesso. Ao contrário, pode ser o caminho para um sério quadro de depressão. Isso é o que indica um estudo conduzido pela University of British Columbia, do Canadá, e publicado na edição de junho do Journal of Personality and Social Psychology, dos Estados Unidos. Segundo a pesquisa é saudável desistir de metas ambiciosas, além de que a persistência pode ter impacto negativo sobre a saúde mental.

A pesquisa traçou paralelo entre depressão e a maneira como as pessoas lidam com seus objetivos, e identificou que aquelas que desistem mais facilmente de metas ambiciosas ou inalcançáveis sofreriam menos quadros de depressão mais sérios.

Os pesquisadores observaram durante 19 meses um grupo de jovens mulheres entre 15 e 19 anos, e a capacidade de adaptação a metas e sonhos, verificando habilidade para desistir das inatingíveis e de se engajar em novos projetos.

Sintomas associados à depressão foram monitorados ao longo do estudo. As voluntárias que abandonavam projetos ambiciosos mais facilmente apresentaram quadros de depressão leve, o que é visto como natural em adultos.

Segundo os pesquisadores, a depressão é um mecanismo de defesa do organismo, pois quando um objetivo é identificado como inatingível, a motivação cai. E, nesse período de baixa motivação, a energia é economizada e novas metas podem ser encontradas. Se esse mecanismo não funciona direito, uma depressão severa pode surgir.

O estudo complementa informações obtidas há dois anos. A importância de desistir de objetivos impróprios também foi associada à menor concentração de proteína C-reativa no organismo, substância associada com maior risco de diabetes e doenças cardiovasculares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Busca