quarta-feira, 3 de junho de 2009

A educação física e a recreação: uma nova proposta de trabalho!


A educação física e a recreação: uma nova proposta de trabalho!
No dia-a-dia das aulas para a pratica da Educação Física, tem se observado que o número de alunos que dispensa das aulas de Educação Física, sendo também um dos fatores que também caracterizam a falta de motivação dos alunos para a prática das aulas de Educação Física Escolar.

A recreação é muito importante para o ser humano não só para a criança. Todos nos precisamos dos nossos momentos de lazer. A palavra recreação vem do latin, recreare, cujo significado é recrear. Portanto as atividades recreativas devem ser espontâneas, criativas e que nos traga prazer. Devem ser praticadas de maneira espontânea, diminuindo as tensões e preocupações.

Com a atividade recreativa, os corpos expressam a ordem interna da vivência lúdica, cujo ritmo e harmonia são construídos pelos jogadores em clima envolvente, que desafia a todos como parceiros: uns assumem-se aos
outros e a realidade onde acontece a ação brincante...

A recreação possui como principais objetivos:

- Integrar o indivíduo ao meio social;

- Desenvolver o conhecimento mútuo e a participação grupal;

- Facilitar o agrupamento por idade ou afinidades;

- Desenvolver ocupação para o tempo ocioso:

- Adquirir hábitos de relações inter pessoais;

- Desinibir e desbloquear;

- Desenvolver a comunicação verbal e não-verbal;

- Descobrir habilidades lúdicas;

- Desenvolver adaptação emocional;

- Descobrir sistemas de valores;

- Dar evasão ao excesso de energia e aumentar a capacidade mental do indivíduo.

Infelizmente na educação física escolar, vários fatores contribuem para a falta de motivação dos alunos para a prática das aulas de Educação Física, porém, o professor é o maior responsável em motivar o aluno a praticar as aulas, fazendo com que o aluno leve este hábito para a vida toda, pois toda pessoa passa pela escola para se tornar um cidadão digno e com responsabilidade.

A recreação não deve ser vista como simples brincadeiras, sejam elas infantis ou para adultos, deve ser analisada e respeitada, principalmente como formadores de opiniões e como cidadãos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Busca