domingo, 7 de junho de 2009

O TREINAMENTO DA RESISTÊNCIA

O TREINAMENTO DA RESISTÊNCIA

O TREINAMENTO DA RESISTÊNCIA

A resistência, dentro do treinamento desportivo, é considerada uma das capacidades físicas mais importantes para o sucesso competitivo do atleta. Atletas resistentes possuem maiores condições de superar as cargas competitivas além de possuírem recuperação otimizada pelo treinamento desta capacidade física.

Nas próximas linhas seguem algumas dicas práticas de como devemos trabalhar a resistência dentro do esporte de alto rendimento. Vale lembrar que essas são apenas sugestões e que a prescrição desta capacidade deve ser feita de forma criteriosa e dentro dos objetivos estabelecidos de minha periodização. Dessa forma, essa capacidade pode ser dividida em Resistência geral (trabalho de mais de 1/6 da musculatura e resistência local (menos de 1/6 da musculatura).

Em relação à duração de acordo com a carga competitiva, ela pode ser dividida em:

- Resistência de Curta Duração (RCD): Estímulos até 2 minutos com altas intensidades e baixo volume onde o objetivo é o trabalho dos metabolismos anaeróbio alático e lático. Normalmente a pausa de recuperação é completa;

- Resistência de Média Duração (RMD): Estímulos de 2 a 8 minutos com objetivo de estimularmos o metabolismo anaeróbio lático e aeróbio (com menor frequência). As pausas de recuperação, normalmente, são curtas.

- Resistência de longa duração (RLD): Estímulos acima de 8 minutos com intuito de desenvolvermos, predominantemente, o metabolismo de caráter aeróbio. Dependendo do tempo de estímulos, a pausa é rígida.

Já, conforme a importância no esporte a resistência pode ser distribuída em :

- Resistência fundamental: Utilizada para trabalhar a capacidade aeróbia de base.

- Resistência Específica: Envolve estímulos da capacidade aeróbia - anaeróbia com características mais específicas para a modalidade desportiva almejada.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

WEINECK J. Treinamento Ideal. Editora Manole. São Paulo, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Busca